fbpx

O que provoca Danos Morais?

O que provoca danos morais?

O Dano moral corresponde ao abalo no âmbito psíquico, intelectual ou moral que uma pessoa sofre, podendo ser causado por uma ofensa à honra, privacidade, intimidade, imagem, nome, ou até mesmo ao próprio corpo. Por possuir natureza personalíssima, apenas aquele que se sentiu moralmente violado poderá buscar pelo seu direito de reparação do dano.

Todavia, para que seja possível o dever de indenizar, será necessário a comprovação de requisitos essenciais, vale dizer: a prática de ato ilícito; o nexo causal entre o dano e a conduta; e a ocorrência do abalo.

Assim, caso não seja a hipótese de mero aborrecimento ou dissabor do cotidiano, mas algo que efetivamente trouxe abalo ao ofendido, surgirá então o direito à indenização, onde o Magistrado terá por norte os critérios da razoabilidade e proporcionalidade, e fixará o valor de indenização que entender adequado e justo ao caso. Sofreu um dano moral? Está na dúvida?

Entre em contato conosco através do telefone (41) 4042-1003 ou pelo WhatsApp (41) 99149-0476.

Jorge Fayad Nazário Advogados, é uma sociedade de advogados inscrita na OAB/PR sob o nº 8750 e inscrita no CNPJ sob o nº 33.653.655/0001-18 ©️ 2021 Todos os direitos reservados.

Enviar Mensagem
Como podemos te ajudar hoje ?
Olá
Como podemos te ajudar hoje?