fbpx

Servidor Público Federal, saiba como você é afetado pela Reforma da Previdência.

O que é a Reforma Previdenciária?

A Reforma da Previdência (EC. n.o 103/2019), instituiu abusivamente aos servidores públicos federais, uma alíquota previdenciária de 14%, com percentuais progressivos a serem atualizados anualmente de acordo com a inflação do ano anterior (INPC). Segundo a EC., a alíquota de 14% teria sua vigência enquanto não fosse precedida de lei para sua devida regulamentação.

Porém…

Acontece que ao invés da edição de lei para tal finalidade, a Secretária Especial de Previdência e Trabalho, editou a Portaria n.º 2.963/2020, que veio a majorar a alíquota já abusivamente inovada pela Reforma da Previdência.

O que te afeta?

Desta forma, tem-se que atualmente os servidores públicos federais estão contribuindo mensalmente com uma variação de 7,5% a 22%, de acordo com sua faixa salarial.

Não obstante, tal alíquota constitui verdadeira violação a diversos princípios da Constituição Federal, tais como o princípio do não confisco e o da irredutibilidade de vencimentos, ademais, podendo alcançar patamares equivalentes ou superiores a 1⁄4 do salário do servidor, uma vez que será atualizada anualmente de acordo com a inflação.

Contudo, é possível que o servidor público federal deixe de arcar mensalmente com a imposição desta alíquota.

 

Deseja saber mais? Entre em contato com um de nossos especialista através do telefone: (41) 4042-1003 ou pelo WhatsApp: (41) 99149-0476.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato diretamente pelo nosso WhatsApp.

Saiba mais em nosso Instagram:

Jorge Fayad Nazário Advogados, é uma sociedade de advogados inscrita na OAB/PR sob o nº 8750 e inscrita no CNPJ sob o nº 33.653.655/0001-18 ©️ 2021 Todos os direitos reservados.

Enviar Mensagem
Como podemos te ajudar hoje ?
Olá
Como podemos te ajudar hoje?